Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Published: Sunday, 01 August 2021 16:25 | Last Updated: Sunday, 01 August 2021 16:37 | Hits: 1071

O Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais – PPGAqRAT oferece uma completa estrutura para atender suas atividades administrativas e acadêmicas, com destaque para:

  • Sala da coordenação e da secretaria acadêmica, responsáveis pela administração, planejamento e gestão do PPGAqRAT;
  • Duas salas de aula com capacidade para 50 alunos e equipas com projetor de vídeo e acesso à internet via Wi-Fi;
  • Um auditório com capacidade para 300 pessoas, equipado com sistema de som, projetor e acesso à internet via Wi-Fi;
  • Uma Biblioteca central, com um completo acervo especializado, cotando ainda com dois salões de leitura: um para estudos em grupo e outro para estudo individual, sete salas para trabalho em grupo com capacidade para quatro pessoas cada, sala de reunião e vídeo, auditório, sala de multimídia e laboratório de informática com 46 microcomputadores com acesso à internet. Além do acervo físico, os alunos ainda contam com o acervo digital da Plataforma RIUFRA (Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA: Página inicial) com acesso as obras intelectuais da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), produzidas no âmbito das atividades de graduação e pós-graduação da instituição, bem como ainda acesso a Comunidade Acadêmica Federada - CAFe, o Portal de Periódicos CAPES (Portal .periódicos. CAPES), biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional, com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual;
  • 13 laboratórios de Pesquisa de uso exclusivo ou compartilhado com outros programas de pós-graduação da UFRA, e quatro laboratórios parceiros, que asseguram, não só infraestrutura tecnológica, mas a transferência de conhecimentos entre docentes e discentes, atendendo assim além do PPG, cursos de graduação, como Engenharia de Pesca, Zootecnia e Ciências Biológicas, como à comunidade local e aos produtores regionais:
    • Laboratório de Informática. Utilizado preferencialmente para atividades do PPGAqRAT. Equipado com 25 computadores conectados à internet, onde são ministradas as aulas e cursos que requerem esses recursos. O laboratório conta com um técnico para dar suporte na utilização dos equipamentos.
    • Fazenda Escola de Castanhal – FEC/UFRA. Possui infraestrutura com açude, tanques para cultivo de organismo aquáticos, salas de aula, dormitórios, dentre outros. Possui 70 ha de área total, sendo 9,6 ha de barragem e 0,61 ha de viveiros. Apresenta 5 viveiros com áreas de 360 m2, 260 m2, 400 m2, 96 m2, e 6 tanques de 0,8 m2, e um grande viveiro de 5.000 m2. São desenvolvidas diversas atividades do curso de capacitação em piscicultura familiar, além de diversos trabalhos acadêmicos, entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, bem como aulas práticas de algumas das disciplinas. Com isso a estrutura instalada na Universidade, propicia condições que permitem a produção de conhecimento de forma geral (ensino, pesquisa e extensão).
    • Laboratório de Biossistemas Aquícolas. Sob a responsabilidade do Professor Dr. Glauber David Almeida Palheta, este espaço é utilizado para a integração da pesquisa em atividades aquícolas com as demais atividades das ciências agrárias (aquaponia, fertirrigação, tecnologias sustentáveis). Composta de ambiente protegido do tipo capela não climatizado, construído em estrutura de madeira, possuindo 16 m de largura e 12 m de comprimento, totalizando uma área experimental de 192,00 m2 e altura do pé direito de 4 m. O laboratório conta com um aerador, 16 tanques de 1m³, 20 bombas (recirculação e aquaponia), 20 bancadas para produção integrada de organismos aquáticos e vegetais, uma sonda multiparamétrica, 2 pHmetros portáteis, 2 condutivimetros e, 2 termo-higrômetros. Um tanque de 4m³e 5m² para produção de mudas.
    • Laboratório de Biologia Aquática. Sob a responsabilidade dos Professores Dr. Glauber David Almeida Palheta e Nuno Filipe Alves Correia de Melo, este laboratório é multiusuário com área de 60 m2, sendo utilizado para análises de organismos aquáticos e para experimentos de larvicultura e nutrição de estágios iniciais de peixes tropicais. Neste espaço adaptado em 2020, foi realizada a primeira larvicultura de tambaqui nas dependências do mestrado, que resultou em 4 dissertações do programa. Hoje consta, de dois sistemas de recirculação, compostos por: 3 tanques de 1m³; 16 tanques de 80L; 1 aerador; Sistemas de filtragens; 1 Freezer horizontal; 1 Balança analítica com 3 casas decimais; Vidrarias diversas; 1 Microscópio estereoscópico (marca Olympus), 1 Oxímetro e 1 Espectrofotômetro.
    • Laboratório de Aquicultura Tropical (Galpão). O Galpão para atividades de cultivo de organismos aquáticos tropicais, é composto por dois laboratórios de 100 m2 cada, um laboratório de apoio para a aquicultura com 50m2, um laboratório de cultivo com 500m2 e mais 12 tanques de alvenaria de 5 x 7 m, totalizando 750 m2. Possui ainda 100 aquários de 36L e 50L de 2,5L, para experimentos de curta duração e sob condições controladas.
    • Laboratório de Histopatologia Animal. Para atividades de pesquisa em análises de tecidos e parasitologia este laboratório conta com um histotécnico (processador de tecidos), um micrótomo; um banho-maria histológico, uma placa aquecedora, duas estufas, uma capela para eliminação de vapores, uma geladeira de laboratório e vidrarias diversas.
    • Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo (LPCA). Sob a responsabilidade do Professor Dr. Edilson Rodrigues Matos, este laboratório está instalado em uma área física de 50 m2 aproximadamente, é servido com dois pontos de internet, com microcomputadores (04), impressoras (02), fotomicroscópio (02), lupa acoplada com fotografia (02), microscópios binoculares (04), scanner de mesa (01), fotocopiadora (01) scanner de diapositivos (01), balança analítica (02), balança semi-analítica (01), armários (03), pH-metro (01), salinômetro (01), oxímetro (01), desumidificador (02), ar condicionado (03), aquários de vidro com bombas (08), capela exaustora (01) estufas (06), máquina de resfriamento e de inclusão de parafina (01 de cada), micrótomo com lâmina descartável (01), máquina digital (02), máquina fotográfica (02), data show e notebook (01 de cada), retroprojetor (02), projetor de slides (01), destilador de água (01), freezer (01), geladeira (03), banho maria (02), além de vidrarias e outros utensílios.
    • Laboratório de Química Ambiental (LQA). Sob a responsabilidade da Professora Dra. Maria de Lourdes Souza Santos, nesse laboratório estão sendo realizado pesquisa e dissertações na área de monitoramento de ecossistemas aquáticos, bem como pesquisas para o desenvolvimento de atividades aquícolas. O espaço de 60 m2 tem a sua disposição 2 Agitadores magnéticos (marca Quimis, modelo 221.1); 1 Autoclave vertical; 3 Balanças analíticas; 2 Balanças semi-analíticas; 1 Banho de areia; 2 Banhos Maria; 1 Bloco digestor de Nitrogênio; 2 Bombas de vácuo; 2 Buretas digitais de 50 mL; 1 Capela de exaustão de gases; 2 Destiladores; 1 Centrífuga; 2 Chapas aquecedoras; 1 Colilert seladora; 2 Espectrofotômetros da HACH; 1 Condutivimetro; 1 Deionizador; 1 Disco de Secchi; 1 Estufa de Cultura; 3 Estufas de secagem e esterelização; 1 Forno mufla; 1 Freezer vertical de 187 L; 2 Garrafas de coletas hidrológicas; 1 Geladeira Biplex 390 L; 2 Jar test; 1 Oximetro; 1 pHmetro de bancada; 1 Reator para Demanda Química de Oxigênio; 1 Turbidimetro;
    • Laboratório de Ecologia Aquática e Aquicultura Tropical (LECAT). Sob responsabilidade do Professor Dr. Nuno Filipe Alves Correia de Melo, nesse laboratório, com 100m2, são desenvolvidas várias atividades e trabalhos de conclusão de curso, além de diversas dissertações de mestrado. Recentemente foi adequado para realizar análise fisiológica de peixes. Estão à disposição do curso do PPG AqRAT os seguintes equipamentos: Um sistema ZooSCAN (patente CNRS) que consiste de scanner com iluminação personalizada e uma câmara de varredura estanque na qual amostras de zooplâncton líquido podem ser analisadas. 3 Redes de plâncton de 20 µm; 3 Redes de plâncton de 64 µm; 2 Redes de plâncton de 300 µm; 2 Redes de Plâncton de 500 µm, 3 Microscópios estereoscópios (marca Olympus); 8 Microscópios óticos (marca Tristar); 1 Microscópio ótico (marca Olympus); 1 Microscópio trinocular (marca Quimis); 1 Câmera digital de 7,2 MP, com mecanismo para acoplar em microscopia ótica e estereoscópia (marca Sony); 1 Microscópio estereoscópio trinocular, com câmara clara e câmara digital (marca Motic); 1 Microscópio trinocular com epifluorescencia com câmara digital (marca Motic); 1 Microscópio invertido trinocular com DIC, com câmara digital, (marca Motic); 20 Microscópios óticos (marca Olympus); 10 Microscópios estereoscópios (marca Olympus); 1 Microscópio ótico (marca Olympus); 1 Microscópio trinocular (marca Quimis); 1 Câmera digital de 7,2 MP (marca Sony), com mecanismo para acoplar em microscopia ótica e estereoscópia; 3 Estufas; 3 Freezers horizontais; 2 Balanças analíticas com 3 casas decimais; Vidrarias diversas.
    • Laboratório de Crustáceos. Sob a responsabilidade dos Professores Dr. Israel Hidenburgo Aniceto Cintra e Dra. Kátia Cristina de Araújo Silva, o Laboratório de Crustáceos possui uma área de 70 m2 e nele são desenvolvidas diversas pesquisas sobre biodiversidade de crustáceos na costa norte do Brasil. O laboratório também participa em projetos pertencentes ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte/Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - CEPNOR/ICMBIO sobre a pesca de camarões, caranguejos e lagostas na costa norte brasileira. Possui os seguintes equipamentos à disposição do curso: 6 balanças de precisão; 2 computadores; 2 freezers verticais; 2 freezers horizontais; 3 estereomicroscópios; 2 microscópios; 1 refrigerador. 
    • Laboratório de Ecologia Marinha e Oceanografia Pesqueira (LEMOPA). Sob responsabilidade do Professor Dr. Eduardo Tavares Paes, neste laboratório são realizados estudos de ecologia marinha teórica e prática e de oceanografia pesqueira, com acompanhamento da pesca comercial do Estado do Pará. O laboratório possui dois computadores de mesa com impressora, uma sonda CTD marca Hidrobios com sensor de fluorometria e cabo de comunicação on-line de 200m, um microscópio ótico, dois estereomicroscópios, um liofilizador, uma centrífuga, redes de plâncton com diferentes tamanhos de malha, um freezer vertical e um horizontal.
    • Laboratório de Genética Aplicada. Sob responsabilidade do Professor Dr. Igor Guerreiro Hamoy, neste laboratório são realizadas pesquisas com organismos aquáticos utilizando técnicas de biologia molecular com interface em aquicultura e populações naturais. O laboratório possui PCR em tempo real, termocicladores, cubas de eletroforese, equipamento de captura de imagem, balança de precisão, capela de exaustão de gases, destilador, freezer, geladeira, autoclave, estufas, pipetas automáticas, centrifugas, vortex, pH-metro e computadores.
    • Centro de Monitoramento e Qualidade Ambiental da Amazônia – CQMAA. O Centro engloba seis laboratórios de pesquisa específicos para o PPG AqRAT, são: Laboratório de Plâncton; Química Ambiental; Fisiologia e Ecotoxicologia de Organismos Aquáticos; Aquicultura, Oceanografia Pesqueira e Laboratório de Biossistemas Aquícolas, além de um auditório para 100 pessoas, e uma nova sala para a coordenação do curso. Esse prédio atualmente em fase final de acabamento e está com previsão de entrega para janeiro de 2022.
    • Laboratório de Bioecologia Pesqueira (LABIP – UFPA Campus Belém). Sob responsabilidade da professora Dra. Bianca Bentes da Silva, com aproximadamente 800 m2, estruturado para estudos de biologia, ecologia de recursos marinhos, estuarinos e de águas interiores, neste laboratório existem vários gabinetes e salas de pesquisa, equipadas com espectrofotômetro de massa, freezers, geladeira, aquários, serras de cortar otólitos, vários microscópios, estereoscópios, balanças, muflas, fornos, balanças e GPS. Também dispõe de materiais como vidrarias, coleções de referência, materiais para a coleta de peixes e crustáceos (redes, puçás e armadilhas), computadores, impressoras, plotter, máquinas fotográficas, gravadores, scanners, e material para divulgação de resultados como painéis, flip-charts, filmadoras e projetores.
    • Laboratório de Negócios Sustentáveis com Pescado (LABNESP – UFPA Campus de Bragança). Sob responsabilidade do Professor Dr. Marcos Ferreira Brabo, visa contribuir com atividades de pesquisa e extensão capazes de promover o desenvolvimento local, por meio da estruturação de cadeias de produção no âmbito dos setores pesqueiro e aquícola. Desta forma, a economia aplicada representa a principal linha de atuação, em especial estudos de viabilidade econômica, mercado, organização social, políticas públicas e cadeias de valor, que dialogam com aquicultores, armadores de pesca, pescadores, indústrias, comerciantes, agentes financeiros, projetistas e extensionistas rurais, inclusive no que diz respeito a difusão tecnológica. O laboratório conta com computadores (3), notebooks (3), projetores multimídia (2) e impressoras (2).
    • Laboratório de Aquacultura no departamento de Zootecnia - UFMG, sob responsabilidade do Professor Dr. Ronald Kennedy Luz. Neste laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa  relacionados à produção econômica de organismos aquáticos nas seguintes áreas: produção de peixes em recirculação de água, exigências nutricionais, avaliação de alimentos, reprodução, genética e melhoramento, qualidade de água e toxicologia, larvicultura  e processamento de pescado. Atualmente o Laqua tem trabalhado com três espécies de peixes: tilápia (Oreochromis niloticus), surubim (Pseudoplatystoma sp.) e pacamã (Lophiosilurus alexandri).  
    • Unidade Didática de Pesquisa e Produção de Peixes de Cordeiro (UDPPPC) – Fiperj, sob responsabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Takata a Unidade conta com 2 açudes de 3.000 m2, 7 viveiros de 96 m2, 2 viveiros de 44 m2 e um laboratório de 220 m2. A UDPPPC conta com 2 computadores, uma impressora, 10 bombas submersas para os sistemas de recirculação no laboratório, 2 bombas de captação e água para os açudes, rede para despesca (1), 15 aquários de vidro de 80L de volume útil em sistema de recirculação, caixas d’água de 500L (15) e de 1m3 (2), oxímetro portátil (1), espectrofotômetro para análise de água (1), centrífuga para micro hematócrito (1) e para tubo de 1,5 e 2 mL tipo eppendorf (1), refratômetro de salinidade (1) e para leitura de proteína plasmática (1), leitores digitais portáteis de glicose (1), e colesterol, triglicerídeos e lactato (1), micro moinho para processamento de amostras (1), triturador de ração (1), moedor de carne (1), destilador (1), ionizador (1) e estufa para secagem (1). Toda a estrutura está à disposição do programa de pós-graduação em aquicultura e recursos aquáticos tropicais – UFRA, para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e para a troca de experiências entre os técnicos da Fiperj e os docentes e discentes da UFRA.
Fim do conteúdo da página