Linhas de Pesquisa
Linha 1: Aquicultura e Biodiversidade de Parasitas de Organismos Aquáticos
Descrição: Envolve o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de criação de organismos aquáticos tropicais, enfocando aspectos como: larvicultura, nutrição, fisiologia, parasitas de organismos aquáticos, sistemas biointegrados de produção, biologia molecular aplicada a aquicultura e aspectos econômicos e de extensão aplicados à aérea.
Os estudos sobre estas diferentes abordagens têm como foco central o desenvolvimento de soluções e/ou inovações no âmbito da cadeia produtiva aquícola na Amazônia, e seus diferentes atores. A fim de tornar esta atividade alinhada a necessidade global de eficiência no uso dos recursos disponíveis.
Linha 2: Ecologia Aquática e Manejo de Recursos Naturais
Descrição: Esta linha objetiva os estudos biológicos e o manejo dos recursos naturais de ambientes aquáticos tropicais Estudo da dinâmica de populações de recursos pesqueiros. Estrutura da comunidade de organismos aquáticos. Biologia das espécies, populações e comunidades de organismos aquáticos. Estuda o comportamento de poluentes no ambiente aquático e os efeitos destes sobre a biota, quer através de bioensaios de laboratório ou de trabalhos de campo analisando a estrutura das comunidades bentônicas e pelágicas. Estudo socioeconômico de comunidades tradicionais ligadas à pesca, aquicultura e extrativismo animal e vegetal.